Rdio Podcast - Programa da semana
Culto ao vivo - Todos os Domingos s 19h30m

Página inicial

O começo da última hora com chicletes - 2ª Parte

Mário Hort - 15/12/2015

Fui surpreendido pela mensagem de nosso filho, pastor Isai Hort, quando, num retiro de homens, ele disse: “De onde você obteve este chicle”? - “De onde você obteve este chicle”? perguntou meu pai. “Do meu amigo vizinho”, afirmei. “Filho, de onde você conseguiu outro chicle hoje”? - questionou meu pai no dia seguinte, já desconfiado. “Também do meu amigo”, respondi.

“No terceiro chicle, o pai me olhou com aquele olhar perigoso e eu falei que meu amiguinho tomou garrafas de cerveja de seu pai, e nós as trocamos no bar da esquina por chicles”, confessei.

“Com passos firmes, o pai me levou ao barzinho, contou ao proprietário que fizemos essa arte e solicitou a devolução dos vasilhames trocados por chicletes, com a ameaça de trazer a polícia, caso ele não devolvesse as garrafas roubadas”.

Quase 30 anos mais tarde, um homem, pai de três lindas filhas e pastor há dez anos, após a sua formatura na Europa, “delatou” o começo e o fim dos seus primeiros segundos de uma vida que poderia finalizar em circunstância, que não queremos nem mesmo imaginar.

A falta de pai e mãe que verificam o que está na boca, na lapiseira, no celular, IPhone, boneca e nos brinquedos de seus filhos enche os presídios de homens e mulheres infelizes. Infelizes porque lhes faltou a correção paterna e materna nos primeiros segundos da última hora, que poderia evitar sua prisão e talvez a morte pela polícia ou adversários, no mundo do crime.

Tenha “misericórdia” de seus filhos e corrija-os. Eles lhe agradecerão em público, como o fez o pastor que narrou o episódio de sua arte perigosa da infância, para viver o resto de sua vida com “medo” do mal e não com o prazer do doce dos chicletes.

Chicletes em desvios de verbas e propinas?

A última hora pode começar por uma oferta inesperada de propina. Estes “chicletes” são infinitamente mais tentadores, até mesmo para homens e mulheres honrosos. E eles se transformam em transformam em réus no primeiro segundo, ao réus receber o dinheiro retirado das meias de um entregador, na porta de seu apartamento luxuoso.

Chicletes de ouro do presidente?

Retornamos dos estudos na Europa em 1973. Naquela época foi noticiado que o presidente de um país africano mandou fazer uma cama de ouro com o dinheiro da ajuda humanitária que foi enviada ao seu país. Que chicletão o pobre presidente ficou “mastigando”, dormindo sobre ouro enquanto seu povo morria de fome!

Chicletes do presidente da Guatemala

Pesquisei no Google: “Presidente da Guatemala” e obtive a notícia com o título: “O presidente da Guatemala ficará preso até o julgamento”. “Ele compareceu a um tribunal para responder a cusações sobre seu suposto envolvimento num esquema de fraudes aduaneiras; horas depois de ter renunciado à presidência, em meio a um escândalo de corrupção que atirou o país em sua pior crise política desde o fim da guerra civil”, informou. A última hora da A última hora da captura do captura presidente da Guatemala começou no primeiro “chicle” de desvio de verbas, do país mais populoso da América Central.

Há apenas uma única Há apenas uma única saída para a humanidade: os mandamentos das tábuas da Lei de Moisés, escritas por Deus que dizem: “Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho. Não cobiçarás”. Êxodo 20:13-17

Mário Hort

Mostrar todos os artigos